Cássio Roberto Ramos
Cássio Roberto Ramos, ou somente Cássio (Veranópolis, 6 de junho de 1987), é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. Atualmente, joga peloCorinthians.
Carreira
[editar]Grêmio
Cássio começou a carreira como profissional no Grêmio, após ser descoberto na cidade de Veranópolis. Foi promovido aos profissionais do clube em 2006. A sua partida mais importante foi contra o Fluminense, no dia 26 de outubro: ele entrou no lugar de Galatto, que estava lesionado e deu uma assistência, da sua área, para o gol de Germán Herrera. No entanto, Cássio nunca mais jogou pelo então Tricolor.
PSV da Holanda
No final de 2007, à época com 20 anos, Cássio assina um contrato de 5 anos com o PSV da Holanda, durante a temporada 2007/2008. Ele permaneceu por um ano na reserva da equipe e teve a primeira chance na liga holandesa, no jogo contra o Roda JC (empate de 1 a 1) em 18 de janeiro de 2009. Na metade dessa temporada foi cedido por empréstimo para o Sparta Roterdã, onde foi titular por quatorze jogos, antes de voltar ao PSV. Não participou da temporada 2009/2010 como titular, mas jogou três partidas na temporada seguinte, defendendo o meta do PSV durante os 90 minutos da partida contra o FC Metalist Kharkiv, pelaUEFA Europa League. Em setembro de 2011 assinou a rescisão amigável do seu contrato com o PSV, fechando em seguida com o Sport Club Corinthians Paulista.
.
Corinthians
No fim de 2011, após encerrar seu vínculo com o PSV Eindhoven, o atleta acertou contrato com o Corinthians. Fez a sua estreia em uma partida contra o XV de Piracicaba valida pelo Campeonato Paulista de 2012, onde a equipe paulistana venceu por 1 a 0. Em 27 de abril de 2012, Cassio assume a vaga de titular no gol do Corinthians que até então era de Júlio César. Fez sua estreia na Libertadores 2012 no dia 2 de maio de 2012 em um jogo contra oEmelec pelas Oitavas de final onde o resultado foi 0 a 0, Cassio foi eleito o nome do jogo com grande atuação.Em 9 de maio de 2012, na partida contra o Emelec onde o Corinthians venceu por 3 a 0 e se classificou para as quartas de final, Cassio fez uma boa atuação novamente. Estreou noBrasileirão 2012 em 20 de maio de 2012, em uma partida contra o Fluminense, Cassio então era o único titular na equipe reserva, a equipe paulista sofreu uma derrota de 1 a 0.
Em 23 de maio de 2012, durante a partida das quartas-de-finais da Libertadores contra o Vasco da Gama, Cassio fez uma defesa considerada "milagrosa" em chute do atacante vascaínoDiego Souza, que ajudou a levar o Corinthians às semifinais da competição, onde o resultado foi 1 x 0. Em 13 de junho desse mesmo ano, Cássio teve outra grande atuação, com grandes defesas, nas semifinais da Libertadores contra o Santos a quem o Corinthians venceu por 1x0.
Foi o primeiro goleiro corinthiano a jogar uma final de Libertadores no dia 27/06 onde o time jogou contra o Boca Juniors na La Bombonera. O jogo terminou empatado em 1 X 1. Cássio foi importante na partida, apesar de tomar o segundo gol na competição novamente em mais uma bola difícil! E jogou novamente no segundo jogo da final em São Paulo no dia 04/07 consagrando-se campeão da Copa Santander Libertadores 2012. Foi escolhido como o goleiro da seleção da Libertadores 2012
Em 16 de dezembro de 2012, faz uma partida com diversas defesas contra o Chelsea na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA e ajuda o Corinthians a sagrar-se campeão sendo considerado pela equipe inglesa o principal responsável pela vitória corinthiana sobre os "blues". Foi escolhido o melhor jogador da final e da competição. No inicio do ano de 2013 em uma votação para eleger o melhor goleiro de 2012, Cássio Ramos foi o 7º colocado superando grandes goleiros.
Seleção Brasileira
[editar]
O final de 2006, entretanto, reservava a Cássio um futuro melhor. Com a lesão de Marcelo Grohe, Cássio foi chamado para servir a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano Sub-20, a ser realizado em 2007. Inicialmente, Cássio seria o terceiro goleiro do grupo. Contudo, o caso de doping de Felipe e uma doença contraída por Muriel fizeram com que Cássio assumisse a titularidade da Seleção. Mesmo após a recuperação de Muriel, Cássio seguiu como titular e a Seleção sagrou-se campeã do torneio. Pela seleção também atuou no Campeonato Mundial Sub-20 de 2007Sub-20
Seleção principal
Em 21 de março de 2007, recebeu a sua primeira convocação para a seleção principal, até então comandada pelo técnico Dunga. O goleiro, que atuava pelo Grêmio, foi convocado para a disputa dos amistosos contra Chile e Gana, após o corte do goleiro Hélton.
Em 23 de agosto de 2012 foi convocado por Mano Menezes para defender a seleção brasileira nos amistosos contra África do Sule China, nos dias 7 (em São Paulo) e 10 (em Recife) de setembro. Empolgado com a oportunidade, Cássio, que foi elogiado pelo comandante do Brasil em entrevista coletiva nesta quinta-feira, foi só elogios aos familiares e aos companheiros de Corinthians ao saber da notícia.
Títulos
[editar]Internacionais
[editar]Nacionais
[editar]Prêmios Individuais
- Seleção da Copa Libertadores: 2012
- Melhor jogador do Mundial de Clubes - 2012
- Melhor jogador da Final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2012
- 7º Melhor goleiro do mundo pela IFFHS no ano de 2012
0 comentários:
Postar um comentário