Carreira
Nascido em Dracena, no interior de São Paulo, no dia 18 de maio de 1981, Eduardo Luiz Abonízio de Souza iniciou sua carreira de jogador no Guarani, em 1995, com apenas 13 anos.
Após passar pelas categorias de base, estreou no profissional aos 17 anos (em 1999) contra a Matonense, em derrota por 2 a 1. Do Guarani, Dracena teve passagem rápida pelo Olympiacos da Grécia, onde teve dificuldades com a língua. Voltou ao Brasil em 2002, para o mesmo Guarani e, por indicação do Wanderlei Luxemburgo, foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro de 2003.
No clube mineiro, conquistou três vezes o Campeonato Mineiro, em 2003, 2004 e 2006, a Copa do Brasil em 2003 e o Campeonato Brasileiro de 2003. Dois anos depois, sofreu séria contusão na partida final do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga. Além de um vice-campeonato, Dracena sofreu com a contusão, que o deixou por quase sete meses afastado dos gramados.
Em agosto de 2006, tranferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia, onde permaneceu por três anos e conquistou o Campeonato Turco de 2007. PelaSeleção Brasileira de futebol, integrou o grupo na Copa das Confederações de 2003.
Santos
2009
Em 2009, rescindiu o contrato com o clube turco e recebeu várias propostas de clubes europeus (Edu Dracena tem cidadania italiana), porém, a sua vontade de atuar no Brasil foi maior e decidiu jogar pelo Santos, onde foi indicado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo. Sua estréia aconteceu contra o Avaí em novembro daquele ano, após sete meses se recuperando de uma cirurgia no joelho.
2010
Em 2010, após fazer um excelente Campeonato Paulista pelo Santos (onde foi campeão contra o Santo André), foi eleito pela Federação Paulista de Futebol o melhor zagueiro do torneio. Ainda naquele ano, viria a ser muito importante na conquista da Copa do Brasil, marcando o gol do título em pleno Barradão. Edu Dracena mostrou não ser apenas um ótimo zagueiro, mas também um líder dentro de campo, assumindo então o posto de capitão da equipe com a saída do Robinho. No segundo semestre a equipe do Santos, por já estar classificada para a Taça Libertadores da América, caiu de produção noCampeonato Brasileiro, por consequência, a zaga do Santos foi duramente criticada nesse período por sofrer muitos gols. Já no final do Brasileirão, o time voltou a fazer boas atuações, trazendo de volta a confiança da torcida.
2011
No Campeonato Paulista de 2011, apesar de um inicio turbulento, a equipe do Santos voltou a ter atuações de destaque, coroando-se ao final do campeonato bi-campeão paulista. Edu Dracena acabou o campeonato sendo mais uma vez eleito o melhor zagueiro do torneio. Na Taça Libertadores da América, após más atuações na fase de grupos, a zaga do Santos cresceu de produção com a chegada de Muricy no comando. Na fase de mata-mata, Edu voltou a fazer um gol importante na semi-final contra o Cerro Porteño, noEstádio do Pacaembu, levando o Santos para mais uma final de Libertadores (que viria a ser ganha em cima do Penãrol do Uruguai). Assim como no ano anterior, a equipe "tirou o pé" no Campeonato Brasileiro focando no Mundial de Clubes, que aconteceria em Dezembro, e logo a zaga voltou a ser criticada por levar muitos gols.
2012
O ano de 2012 começou com um incentivo a mais para os jogadores do Santos, pois em abril acontecerá o centenário do clube. Nas primeiras partidas do ano, o técnico Muricy Ramalho utilizou o time reserva, pois os titulares se apresentaram depois, devido ao Mundial de Clubes . Com o time completo, mais uma vez o Santos mostrou a sua força em Campeonatos Paulistas, tornando-se mais uma vez tri-campeão, fato que não acontecia desde a década de 60, na Era Pelé. Pela terceira vez consecutiva Edu Dracena foi o melhor zagueiro do Paulistão. Apesar do ótimo início de temporada, Dracena acabou se contundindo na partida contra o Botafogo, válida pelo Brasileirão 2012. O retorno previsto para o capitão do Santos é para o início de 2013.
2013
Afastado dos gramados desde julho do ano anterior, Dracena, em fase final de recuperação, acabou poupado, junto com o lateral Léo, do amistoso de pré-temporada do Santos diante do Grêmio Barueri, no Estádio do Pacaembu. Para o jogador, que continua evoluindo nos preparativos ao seu retorno aos gramados, é possível "estar à disposição [do técnico Muricy Ramalho] em duas ou três semanas."
Seleção Brasileira
Na Seleção Brasileira, Edu foi convocado diversas vezes, mas apenas atuou em duas partidas, ambas em 2007.
Títulos
- Cruzeiro
- Fenerbahçe
- Santos
- Campeonato Paulista: 2010, 2011, 2012
- Copa do Brasil: 2010
- Copa Libertadores da América: 2011
- Recopa Sul-Americana: 1 (2012)
- Seleção Brasileira Sub-20
- Campeonato Sul-Americano de Futebol: 2001
- Torneio Esperanzas de Toulon: 2002
Prêmios individuais
- Melhor zagueiro do Campeonato Mineiro: 2004.
- Melhor zagueiro do Campeonato Mineiro: 2005.
- Melhor zagueiro do Campeonato Mineiro: 2006.
- Melhor jogador do Campeonato Mineiro: 2006.
- Melhor zagueiro do Campeonato Paulista: 2010
- Melhor zagueiro do Campeonato Paulista: 2011
- Melhor zagueiro do Campeonato Paulista: 2012
0 comentários:
Postar um comentário