Clique aqui e encontre um template com a sua cara - Temas para Blogs, Orkut e Facebook»

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alexandre Pato

Alexandre Rodrigues da Silva, mais conhecido como Alexandre Pato, ou apenas Pato (Pato Branco, 2 de setembro de 1989), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Milan.
Nascido no interior do Paraná, na cidade que originou o pseudônimo Pato, que é em referência à sua cidade natal, Alexandre Pato foi revelado pelo Internacional, onde jogou seis anos nas categorias de base e disputou vinte e sete partidas como profissional. No dia 2 de agosto de 2007, um mês antes de completar dezoito anos, foi contratado pelo Milan, numa das maiores transações já realizadas no futebol brasileiro, e é onde joga até hoje.
Informações pessoais
Nome completo Alexandre Rodrigues da Silva
Data de nasc. 2 de setembro de 1989 (21 anos)
Local de nasc. Pato Branco (Paraná), Brasil
Nacionalidade  Brasileiro
Altura 1,79 m ou 1,80 m
Peso 78 kg
Destro
Apelido Pato
Pato Maravilha
The Duck

Carreira:

 

Internacional

Categorias de base

Nascido em Pato Branco e levado para Porto Alegre pelo professor Luiz Ósorio para fazer teste no Internacional, se destacou dos outros garotos e passou na peneira e em junho de 2006, com apenas dezesseis anos de idade, Pato foi escalado pelo Internacional para disputar o Campeonato Brasileiro sub-20, contra adversários até quatro anos mais velhos. Mesmo assim, foi artilheiro com sete gols, e melhor jogador eleito, sagrando-se campeão vencendo na final o rival Grêmio por 4x0. Antes disso, já hávia se destacado em outras competições de base, como a Efipan, Copa Santiago e Copa Macaé, além da Copa Sendai, que viria a disputar logo em seguida, pela Seleção Brasileira Sub-18.
Preparado para ingressar na equipe principal do Inter em novembro de 2006, sua estreia foi cercada de expectativas, treinos secretos e declarações entusiasmadas de dirigentes, que viam nele a promessa de um craque diferenciado.

Estreia profissional

 

Quando finalmente estreou, dia 26 de novembro de 2006, no Parque Antártica, contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2006, Alexandre Pato confirmou com sobras o que dele se esperava ao marcar seu primeiro gol como profissional com apenas um minuto de jogo. No restante de sua participação, deu dribles desconcertantes nos marcadores, deu assistências para mais dois gols, cabeceou uma bola na trave e comandou a goleada do Internacional por 4 a 1, tudo isso no estádio do adversário e atuando apenas até os 13 minutos do segundo tempo.

Mundial de Clubes

Resguardado para o Campeonato Mundial de Clubes, que o Inter disputaria em seguida, Pato chegou ao Japão com dezessete anos e tendo jogado uma única partida como profissional.
Em seu segundo jogo, dia 13 de dezembro de 2006, na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA, Pato quebrou um recorde que era de Pelé há quase cinquenta anos. Ao abrir o placar de Internacional 2-1 Al-Ahly, Pato tornou-se o mais jovem jogador a marcar gols numa competição oficial (e sem restrições de idade) da FIFA em todos os tempos. Naquele momento, Pato estava com dezessete anos e cento e dois dias. O recorde anterior era de Pelé, que no dia 19 de junho de 1958, ao anotar o único gol de Brasil 1-0 País de Gales, tinha dezessete anos e duzentos e trinta e nove dias.
No jogo seguinte, dia 17 de dezembro, na vitória de 1-0 sobre o Barcelona, Pato pela primeira vez não fez gol, mas em compensação tornou-se Campeão Mundial de Clubes FIFA pelo Internacional.

Milan:

 

No Milan, Alexandre Pato recebeu a camisa número 7, que pertencia a Andriy Shevchenko, antigo ídolo do clube, além disso, na sua camisa foi estampado apenas o seu segundo nome, como normalmente acontece com os jogadores europeus que tem nomes compostos, Alexandre Pato é geralmente chamado chamado pelos torcedores e narradores europeus por Pato, assim como acontece com Cristiano Ronaldo, que é normalmente chamado apenas de Ronaldo. Sua transferência para a equipe italiana, pelo valor de 20 milhões de dólares, é a terceira maior da história do futebol brasileiro, só sendo superada pela ida de Denílson para o Real Betis em 1998 (32 milhões de dólares) e de Robinho para o Real Madrid em 2005 (30 milhões de dólares). Além disso, a venda do Pato é a mais alta realizada pelo Internacional até hoje, superando a transferência de Fábio Rochemback ao Barcelona em 2001 por 12 milhões de dólares.
Pato teve seu primeiro jogo com a camisa do Milan, em um amistoso contra o Dínamo de Kiev, no dia 6 de setembro de 2007, marcando o primeiro gol milano, no empate em 2-2, tendo ainda uma boa atuação durante a partida. Seu segundo jogo com a camisa rossoneri, foi em um empate sem gols, contra o Athletic Bilbao, tendo boa atuação durante o primeiro tempo, mas sendo substituído no intervalo.

Seleção Brasileira:

 

Antes de ser conhecido, participou de um periodo de treinamentos com a seleção Sub-17, em 2005, visando o mundial da categoria, mas por ter quinze anos recém completos, não teve chances de ser convocado para o torneio. No ano seguinte, quando também ainda não era conhecido, foi campeão da Copa Sendai de 2006 com a seleção sub-18. Na final contra a França, Pato marcou um gol no estádio de Yokohama, que reencontraria no final daquele ano, no mundial de clubes, que foi conquistado pelo atacante. Ao final do torneio, foi eleito o melhor jogador da competição, sagrando-se também o artilheiro.
Convocado para o Sul-americano sub-20, Pato estreou na Seleção Brasileira de base no jogo contra o Chile, dia 7 de janeiro de 2007: tendo entrado em campo no segundo tempo, em menos de trinta minutos com a camisa verde-amarela, Pato fez dois gols, ajudando o Brasil a vencer por 4 a 2.

Na sequência do torneio, mesmo não jogando a partida final contra a Colômbia (suspenso pelo segundo cartão amarelo), foi o artilheiro da seleção com cinco gols, ajudando o Brasil a sagrar-se Campeão Sul-americano Sub-20 e garantir a vaga para as Olimpíadas 2008.
Em julho de 2007, no Mundial da categoria, voltou a fazer parte da Seleção. O Brasil foi mal na competição, sendo eliminado pela Espanha nas oitavas-de-final, mas Pato novamente foi o artilheiro da seleção, com três gols.
No dia 22 de janeiro de 2008, recebeu sua primeira convocação para a seleção principal, para um amistoso contra a Seleção da Irlanda. Por uma torção no tornozelo esquerdo no jogo do Milan contra a Fiorentina, acabou sendo cortado.
Pato estreou pela Seleção Brasileira no dia 26 de março de 2008, contra a Suécia, entrando no decorrer do segundo tempo, marcando ainda um bonito gol por cobertura, este que foi o gol da vitória do Brasil por 1-0.] Já em 25 de fevereiro de 2010, foi o modelo da Nike, para a apresentação do uniforme que a Seleção usou na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Apesar disto, não foi convocado pelo técnico Dunga para o torneio, Pato então usaria este mesmo uniforme apenas mais tarde, em amistosos, com a seleção já no comando de Mano Menezes
No dia 26 de julho de 2010, retornou para a Seleção Brasileira[34], na primeira convocação do novo técnico Mano Menezes. No primeiro jogo da Era Mano, Pato saiu jogando como titular, marcou um belo gol, driblando o goleiro dos Estados Unidos e estufando as redes. Pouco tempo antes, Pato havia marcado outro gol, que foi anulado pelo árbitro.Pato esteve presente também na convocação que foi feita em setembro de 2010.Naquela oportunidade, Mano Menezes convocou a seleção apenas para um período de treinamentos, chegando a fazer um jogo treino contra o Barcelona B, vencido por 3-0 com um gol de Pato. Pato esteve presente também na terceira convocação da Era Mano; desta vez, foram disputados dois jogo No primeiro, contra a Seleção Iraniana, Pato marcou um gol. Após receber passe dentro da área, Pato dominou e chutou forte, sem chances para o goleiro. No primeiro tempo do jogo, Pato sofreu a falta que originou o primeiro gol do jogo, marcado por Daniel Alves. O jogo terminou 3-0 para o Brasil.No jogo contra a Ucrânia, Pato marcou mais um gol. Após receber o passe dentro da área, o atacante girou com a perna direita e chutou forte com a esquerda, marcando seu terceiro gol nos três jogos no comando de Mano Menezes.
Em 2010 Pato se firmou na seleção de Mano Menezes, foi também convocado para o último amistoso do ano de 2010, para uma partida contra os rivais argentinos, mas acabou sendo cortado após sofrer um estiramento na coxa esquerda em um jogo pelo Milan. A previsão era que o atleta voltasse aos gramados em cerca de seis semanas.
Também esteve presente na primeira lista de 2011 e enfrentou a França no mês de fevereiro, e pela primeira vez não marcou um gol em uma partida pela seleção no comando de Mano Menezes, tendo o Brasil sido derrotado por 1-0. Foi chamado também para o amistoso contra a Escócia, mas acabou sendo cortado devido a uma lesão no tornozelo. Voltou a ser convocado no dia 19 de maio de 2011, para os amistosos contra a Holanda e Romênia, lista que também servira como pré lista para a Copa América, em que o nome de Pato era dado como certo. Porém acabou dando um susto, ao deslocar o ombro no ultimo jogo da temporada 2010-11, o tempo de recuperação da sua nova lesão poderia impossibilitar o jogador de disputar a Copa América, e estaria assim, mais uma vez retardando a evolução de Pato na Seleção Brasileira, porém, logo foi afastado o risco, com o tratamento diretamente com o médico da Seleção Brasileira, duas semanas após a lesão, o médico deu um "aceno" positivo para a convocação do atacante, que viria a ser confirmado na convocação no dia 7 de junho de 2011.

Títulos

 

Internacional
Milan
Seleção Brasileira

Prêmios individuais

Artilharias

0 comentários:

Postar um comentário