David começou no Vitória, clube no qual passou a maior parte de sua carreira. Após apenas um ano no time profissional, foi emprestado (e, meses depois, vendido) ao Benfica, onde se tornou ídolo, permanecendo no clube português até 2011, quando foi contratado pelo Chelsea.Filho de Regina Célia e Ladislau Marinho,] David saiu de casa, em Diadema, aos 14 anos para tentar a sorte no futebol baiano.Atualmente, está num relacionamento com Sara Madeira, do Barreiro.Em sua cidade natal, estudou nos Centros Educacionais do SESI e ainda participou do Programa Atleta Futuro (PAF).
Carreira:
Começo no Vitória
Começou nas categorias de base do Vitória aos 14 anos e começou jogando como volante, chegando a ter sua dispensa cogitada no clube.Porém, foi incorporado como zagueiro e passou a se destacar.Estreou na equipe profissional em 2005 e chamou atenção após atuação pela Copa do Brasil de 2006 contra o Santa Cruz.Depois de atuar nos dois primeiros jogos da Série C daquele ano, se machucou e ficou de fora do terceiro confronto, em que sua equipe empatou com o Coruripe por 3 a 3. Retornou já no jogo seguinte e participou de mais cinco encontros, tendo que se ausentar na terceira rodada da segunda fase novamente por lesão. Atuou na vitória por 3 a 1 sobre o Ferroviário, sendo penalizado com o terceiro cartão amarelo, tendo que perder o próximo confronto da equipe, contra o Confiança. Retornou mais uma vez e embalou nove partidas em sequência, ajudando o rubro-negro a sofrer apenas uma derrota nesse período. Quando precisou se ausentar novamente por conta de uma lesão, seu time foi derrotado por 3 a 1 para o mesmo Ferroviário pelo octogonal final da Série C. Esteve na vitória por 2 a 0 sobre o Treze e foi novamente suspenso, ficando de fora na nova derrota do Leão, dessa vez para o Ipatinga por 2 a 1.Nas últimas nove partidas, atuou em oito,ajudando na recuperação do time e conseguindo o vicecampeonato da Série C, garantindo o acesso
No começo de 2007, após ter jogado algumas partidas pelo Campeonato Baiano, foi emprestado ao Benfica.
Benfica:
Permaneceu sem entrar em campo no mês de fevereiro e estreou-se no Benfica num jogo das competições europeias, mais precisamente na Taça UEFA, frente ao Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes, em Paris, fazendo uma apresentação ruim.
" | Infelizmente, não consegui a estreia que queria. | " — disse David após o jogo |
Na temporada 2007-08, após jogar dois jogos em agosto, um pelo nacional e outro pelas fases de qualificações da Liga dos Campeões da UEFA, sofreu uma lesão num jogo-treino no dia 22 e ficou de fora até o fim de novembro, quando retornou para jogar apenas mais sete partidas pelo campeonato e duas pela fase de grupos da Liga dos Campeões, até se lesionar novamente em confronto com o Vitória de Guimarães no fim de janeiroe ausentar-se do resto da temporada (apesar de ter tentado retornar em duas partidas como suplente ainda no começo de fevereiro, uma pela copa nacional e outra pela Taça UEFA). Se recuperou da lesão apenas em agosto.
Sua volta, porém, só ocorreu em novembro, em partida da Taça como suplente. Após jogar seu primeiro encontro pelo Campeonato Português na temporada, no seu jogo seguinte, pela fase de grupos da Liga dos Campeões, marcou seu primeiro gol com a camisa benfiquista, o único da derrota por 5 a 1 para o Olympiakos. Mais dois encontros pelo nacional, um pela Taça e outro pela Liga dos Campeões depois, sentou no banco nos dois seguintes pelo campeonato, num empate com o Nacional e na derrota para o Trofense, primeira do Benfica no certame. De retorno ao time titular, jogou todas as demais partidas seguintes da temporada, com exceção a dois confrontos, uma pela Taça da Liga em que foi poupado,e a última do nacional, por lesão no jogo anterior.
Em 2009-10, veio a consagração oficial de David no Benfica. Das cinquenta e uma partidas do clube na temporada, o central jogou quarenta e nove, faltando, por suspensão, apenas uma pela fase de grupos da Liga Europa da UEFA e outra pelo Campeonato Português. O Benfica acabou por conquistar o certame depois de cinco anos e David foi eleito o melhor jogador de toda a temporada portuguesa. O destaque rendeu atenções de grandes clubes pelo mundo, incluindo Real Madrid e Manchester United,e uma proposta rejeitada do Manchester City.
A rejeição desta proposta, segundo sites, deixou o central insatisfeito, fazendo-o não renovar seu contrato meses depois. Na temporada 2010-11, continuou a se destacar, trazendo, em janeiro de 2011, proposta oficial do Chelsea, numa negociação que durou alguns dias mas que, a princípio, não se concretizou. Depois de uma longa negociação, foi confirmada a sua transferência para o Chelsea por 21,3 milhões de libras (R$ 57 milhões), além do clube inglês ter cedido o jogador Nemanja Matic no negócioCom a intenção de demonstrar sua gratidão ao clube e torcida do Benfica, escreveu uma carta a estes poucos dias depois de tê-los deixado:
0 comentários:
Postar um comentário